Início Notícias 2008 - 2009
Dia da Alimentação
As turmas A e B, do 6º ano de escolaridade, elaboraram panfletos sobre o Dia da Alimentação. Foi feito um Livro da Alimentação, a partir de trabalhos de pesquisa sobre diversos alimentos. Os alunos elaboraram cartazes sobre a importância de ter uma alimentação saudável, com quadras e frases, que foram afixados no refeitório da escola. Foi feita uma exposição com todos os trabalhos e um jornal de parede com notícias e imagens, que os alunos recolheram de jornais e revistas, sobre a alimentação. Os alunos do 9º ano  pesquisaram e recolheram notícias para o jornal de parede e durante as aulas foi debatida a importância do tema. Foi também elaborado um panfleto para sensibilizar os alunos sobre dos alimentos que se devem evitar e elucidar acerca da pirâmide alimentar. O Conselho Executivo participou com a distribuição gratuita de fruta (maçãs), que se revelou um sucesso junto dos alunos.
Encontro com o escritor, ilustrador e actor Pedro

No passado dia 24 de Novembro de 2008,no âmbito das actividades da XXII Feira do Livro tivemos a oportunidade de conhecer e conviver com o ilustrador e escritor Pedro Leitão.

O escritor deu-nos a conhecer uma das suas obras, a primeira história das Aventuras do Zé Leitão e da Maria Cavalinho.

Ele explicou-nos a origem do nome das personagens, Zé Leitão em sua homenagem e Maria Cavalinho, porque a sua mulher tinha pónei quando se conheceram.

Este fez questão de nos apresentar a história em PowerPoint e leu-a como se estivesse a ler para crianças pequenas. Para além de imitar os sons também ia colocando questões sobre as vinhetas que se seguiriam.

Depois desta sessão, tivemos oportunidade de ver os livros e CDS que se encontravam em exposição, também houve oportunidade de pedir autógrafos.

Achámos piada e divertimo-nos, foi uma actividade a que não estávamos habituados e pudemos libertar a criança que existe dentro de nós.


A Escola Segura na nossa Escola

A Segurança Rodoviária é uma área que deve preocupar todos os membros da comunidade educativa. Todos sabemos o quanto é importante cumprir os sinais de trânsito que aparecem no nosso dia-a-dia. Para reforçar as regras que todos temos de cumprir, no passado dia 4 de Novembro deslocaram-se à nossa escola dois representantes da Escola Segura.

Houve uma sessão para 5º e 6º anos, da parte da manhã e da parte da tarde para o 8º ano e Cef's. A sessão foi conduzida de forma agradável.

Parkour

No dia 26 de Novembro, o grupo /equipa de Multi-actividades de Ar Livre do Desporto Escolar, recebeu a vista de quatro traceurs do grupo Parcour «Portugal.pt». Vieram fazer uma demonstração e um workshop no âmbito desta modalidade. Os nossos alunos tiveram oportunidade de experimentar novas sensações e novas técnicas , tendo sido o saldo da actividade muito positivo .

O grupo da nossa escola irá fazer uma demonstração no espectáculo de Natal, no cine-teatro de Constância, no dia 18 de Dezembro, pelas 20.30.


Simulação de um tremor de terra

No dia 28 de Novembro, uma sexta-feira, a escola viveu um momento diferente - foi a simulação de um tremor de terra. Objectivo? Saber como agir em caso de um tremor de terra real.

Depois dos três toques, com breves pausas, os alunos tiveram que se dirigir ao campo de jogos, acompanhados pelo professor responsável pela disciplina que decorria naquele momento.

As indicações que transmitiram aos alunos permitiram que tudo decorresse de uma forma calma e segura.

A professora Anabela Grácio, a presidente do Conselho Executivo da nossa escola, disse que "fizemos um bom tempo" e que haveria uma nova simulação no 2º período, sem aviso prévio à comunidade escolar.


Acção de Sensibilização - Bullying em Contexto Escolar

Com bastante frequência, somos alertados para situações de violência que ocorrem, nas escolas, entre os jovens. Este facto não é novo mas é motivo de preocupação e interesse para os próprios alunos, pais e professores.

Para esclarecer e prevenir comportamentos relacionados com o bullying, os alunos das turmas de 9º ano, educação formação e cursos profissionais tiveram a oportunidade de assistir a uma sessão sobre esta temática, dinamizada pela associação Os Quatro Cantos do Cisne.

A oradora, Dra Helena Mendes,  soube cativar a atenção dos ouvintes que tiveram também oportunidade de expor as suas opiniões.

Através da exibição de um power point, foi explicado que o  bullying pode ser descrito como um comportamento violento, continuado ao longo do tempo, em que há a intenção clara de afligir, intimidar ou agredir outra pessoa. É um abuso sistemático de poder em que existe sempre uma relação desigual entre o agressor e a sua vítima, normalmente o agressor é mais velho e mais pujante e pode actuar em grupo.

 

 12345678910 

Pág. 10 de 12
e-twinning
giae2

giae1