Início Notícias 2008 - 2009
Recuperar tradições… Dia de Todos-Os-Santos

No dia 1 de Novembro, Dia de Todos-Os-Santos, as crianças costumam sair à rua em grupos com um pequeno saco de pano na mão e vão de porta em porta pedir Bolinhos ou o Pão-por-Deus. Frutos, guloseimas e até dinheiro fazem parte das oferendas.

Esta celebração cristã, motivo de alegria para muitas crianças no nosso país, está contudo a perder-se, principalmente nas grandes cidades, para dar lugar a outra tradição, de origem pagã, conhecida entre nós como Halloween ou Dia das Bruxas, a qual acontece na noite anterior, ou seja, a 31 de Outubro.

Uma vez que esta nossa herança cultural está em risco de desaparecer, as professoras de 2º Ciclo de Língua Portuguesa decidiram, este ano lectivo, inserir no Plano Anual de Actividades um projecto a desenvolver sobre o Dia de Todos-Os-Santos.

Exposição “O Regicídio na Imprensa da Época”

A BE Carlos Cécio, mais uma vez em parceria com a BMC, teve patente no seu espaço uma exposição dedicada ao Regicídio, com textos/imagens da imprensa da época.

A sua abertura oficial aconteceu no dia 6 de Novembro, pelas 12 horas e contou com a presença de várias turmas da Escola Básica e Secundária Luís de Camões, desde o 5ºano aos cursos Profissionais, sendo cerca de 80 alunos.

Parabéns à assistência, a qual se portou lindamente e mostrou ter bastantes conhecimentos sobre o assunto. De cada vez que a professora colocava uma questão, logo se viam braços no ar a quererem responder. Quem disse que os nossos alunos não aprendem? Enganou-se, certamente.

Foi feito um enquadramento histórico político-social-económico da época e depois todos puderam ler, observar, comentar e falar sobre os painéis.


Turma de Eventos em acção… vai animar crianças do pré-escolar!

No passado dia 11 de Novembro de 2008 realizou-se no Jardim Infância de Constância o Magusto.

Esta actividade foi organizada pelos alunos da turma do Curso de Organização de Eventos, com a aluna Adriana Chambel como responsável.

Para que tudo estivesse pronto para o grande evento tivemos que trabalhar arduamente durante vários dias - tratar da decoração, patrocínios, PowerPoint, folhetos, malabares e, obviamente, das castanhas e da groselha.

Cartazes e Castanhas foram espalhados pelo pátio da escola a fim de os miúdos sentirem e viverem a emoção do dia de S. Martinho. Os pequenos alunos vibraram com as castanhas de cartolina que colámos nas paredes e pediram-nos para levar para a família.

Visita de Estudo ao Centro Ciência Viva de Constância

No dia 13 de Novembro, pelas 9h45 partimos para o Centro Ciência Viva, em Constância. Quando chegámos, as turmas A, B, C dos 7ºanos separaram-se. Enquanto, uns estavam no Planetário, outros estavam no Sistema Solar e assim sucessivamente.

Na sala do Centro, os professores Sandra e Miguel  ajudaram-nos  a construir um relógio de sol e um astrolábio, que utilizámos de seguida no exterior. O tempo estava bom, assim pudemos medir a altura do sol e saber as horas usando o relógio de sol. Quando acabámos fomos para o planetário, uma sala pequena e fechada, que tinha projectadas as estrelas no tecto a imitar a noite, onde passámos por um dia e uma noite em meia-hora. Pudemos observar algumas constelações, o amanhecer, o pôr-do-sol e localizar a estrela Polar. Sempre acompanhados por responsáveis que nos explicaram, com clareza, algumas das situações que ocorrem no Universo.

Por fim, fomos para o parque exterior onde se encontrava uma representação do Sistema Solar e foi feita uma caracterização de cada planeta. Também observámos carrosséis a imitar os planetas (Terra, Júpiter e Saturno) com as suas luas e respectivos movimentos.

De seguida fomos para a escola com a certeza de que enriquecemos os nossos conhecimentos acerca do Universo.


O senhor corvo ...

" O senhor corvo numa árvore empoleirado
Segurava no seu bico um queijo.
A senhora raposa, pelo odor atraída,
Dirigiu-se-lhe mais ou menos com estas palavras:
Olá! Bom-dia, senhor corvo,
Como sois bonito! Como me pareceis belo!"

Tendo como ponto de partida a fábula "O Corvo e a Raposa", a turma do curso profissional do 11º ano de Apoio à Infância dinamizou várias pequenas sessões dirigidas aos alunos do ensino pré-escolar, durante a Feira do Livro municipal.

Este trabalho resultou da articulação entre três disciplinas: Educação Corporal Dramática e Musical, Expressão Plástica e Técnica Pedagógica e Intervenção Educativa.

Cenário, vestuário e adereços, ensaios...tudo foi realizado com empenho e a grande vontade de proporcionar aos mais pequeninos um momento de alegria e fantasia. Para além da representação, a turma preparou também algumas actividades manuais para desenvolver a criatividade dos mais novos.

Novos projectos se aguardam para o próximo período!


Dia do Não Fumador - 17 de Novembro

Na aula de Ciências da Natureza, os alunos do 6º ano de escolaridade, realizaram trabalhos (desenhos, frases) acerca do Dia do Não Fumador, que foram expostos à comunidade escolar no átrio da escola.

Os alunos exploraram também uma ficha informativa sobre o tabaco, malefícios e fumadores passivos. Na aula foi explorado o caderno da saúde que faz parte do manual do aluno, relativamente à função respiratória.

As turmas do 9º ano não realizaram trabalhos de pesquisa do tema, dado estarem ainda em curso a realização de outros trabalhos relacionados com a sexualidade. No entanto, durante as aulas, foi debatido o tabagismo e as causas que levam os adolescentes a fumarem. Foram ainda realizados trabalhos de sensibilização que envolveram a utilização do modelo do esqueleto.


 12345678910 

Pág. 9 de 12
e-twinning
giae2

giae1