Início Notícias 2008 - 2009
Programa Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

mibe 2015

 

Durante o mês de outubro comemora-se o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

Aqui fica o programa das atividades a realizar.

Prémio Sensosim e Prémio Camões

A missão da Escola é formar seres completos...  seres competentes, capazes de viver o presente e de enfrentar o futuro. A missão da Escola não se esgota, pois, na transmissão de conteúdos e conhecimentos fundamentais para a sua formação integral, mas envolve igualmente uma dimensão formativa de educação para os valores e para a cidadania.

É consciente da sua missão que, no próximo dia oito de Outubro, a nossa Escola vai entregar os prémios do Quadro de Atitudes e Valores - Sensosim, que distingue os alunos que evidenciaram uma sensibilidade, solidariedade e simpatia dignas de registo para esta comunidade escolar, e o Prémio Camões, que distingue os alunos pelos resultados escolares alcançados.

A todos os distinguidos e famílias os nossos parabéns!

 

Projecto Rede de Escolas de Excelência

No passado dia 11 de Setembro, pelas quinze, horas a Câmara Municipal de Constância, o Centro de Estudos da Universidade Nova de Lisboa (CESNOVA) e o Agrupamento de Escolas de Constância formalizaram, no edifício da edilidade, os termos da sua colaboração no Projecto Escxel, tendo, para isso, assinado uma Carta de Pareceria.

Este projecto, coordenado pelo Professor Doutor David Justino, tem como principais objectivos:

 

Leituras Substanciais

Após as férias regressou "Leituras às cinco". Mantém-se o local e a hora, mas o dia da semana escolhido para o encontro mensal passou a ser a quinta-feira.

Neste 9 de Outubro, as leituras giraram em torno de Luís de Sttau Monteiro, uma figura cujas palavras e ideias foram recordadas por um trio de vozes que, de forma aprazível, souberam guiar-nos através de momentos de uma vida, uma obra, uma época.

Durante cerca de uma hora recordei episódios de um passado que é o de todos nós, saboreei serenamente fragmentos de "Um homem não chora" e "Redacções da Guidinha", deliciei-me com pormenores de uma vida que me eram desconhecidos, senti profundamente que aquele instante de pausa no quotidiano tinha nutrido a minha alma com um alimento, aparentemente despretensioso, mas indubitavelmente vital para a construção do meu ser.

Outros autores foram abordados ao longo deste período,  para deleite de todos quantos assistiram.


Educação / Formação de Adultos … um caminho para o sucesso!

Miguel Torga escreveu um dia: "Mesmo nos reinos maravilhosos acontece a desgraça de o povo saber duma maneira e as escolas doutra. Acabado o exame da 4ª classe, cada qual trata de sepultar sob uma leiva, o mais depressa que pode, a ciência que aprendeu."

Distante do tempo em que Miguel Torga escreveu esta frase, integrada num contexto social diferente daquele que existia antigamente, a escola de hoje deverá proporcionar respostas formativas a todos os que já não a frequentam porque a lei os obriga, mas sim porque estão dispostos a iniciar um processo de aprendizagem útil, que os ajude a enfrentar problemas reais da sua vida pessoal e profissional. De que falamos?

 

“Holocausto – Recordar para Educar”

Data: 17/10/2008

Local: BE Carlos Cécio

Orador: Vítor Marques

Por entre um emaranhado de fichas, papéis e grelhas, os professores ainda encontram um espaço e um tempinho para se formarem e aprenderem algo mais.   Do outro lado, outro professor disponibiliza-se para transmitir o que tem estudado de há alguns anos a esta parte, relembrando e fazendo com que ninguém esqueça um período negro da História Mundial... para não se repetir.

 

 12345678910 

Pág. 8 de 12
e-twinning
giae2

giae1