Início Notícias 2009 - 2010
«LA CHANDELEUR»

No dia 2 de Fevereiro, festeja-se em França a Festa das Candeias, La Chandeleur. A tradição, de origem religiosa, tem lugar 40 dias depois do Natal. O nome tem origem na palavra «candeia». A tradição nasceu na época dos romanos e era uma festa celebrada em honra do deus Pan. Em 472, o Papa Gelasius I decidiu cristianizar a festa. A Candelária passou então a simbolizar a purificação da Virgem Maria.

Hoje, a Candelária é o dia dos crepes e constitui um momento mágico no seio das famílias francesas. Há até quem diga que, se se fizer saltar os crepes com a mão direita tendo uma moeda na mão esquerda e se o crepe cair na frigideira, isso irá garantir prosperidade para toda a família ao longo do ano.

Acção de sensibilização - Higiene Oral

No dia 1 de Fevereiro, teve lugar na biblioteca Carlos Cécio uma acção de sensibilização e esclarecimento subordinada ao tema «Higiene Oral». Destinada a  Educadores e Professores do 1º ciclo do Agrupamento, a acção foi ministrada pela higienista oral, Filipa Serra e pela enfermeira-chefe Nélia Costa.

Esta actividade faz parte da estreita colaboração que tem existido entre o Centro de Saúde e o projecto PES (Promoção e Educação para a Saúde) desenvolvido na nossa escola.

4 de Fevereiro – Um Dia pela Vida

No dia 4 de Fevereiro, no âmbito da iniciativa "Olá Abrantes/Constância", foram desenvolvidas actividades, cujo objectivo principal foi relembrar o Luta contra o Cancro. Pelas 10.20h, teve lugar uma palestra acerca de Cancro ministrada pela Enfermeira-Chefe Nélia Costa, do Centro de Saúde de Constância, para os alunos do 11º e 12º anos.

Turmas de Organização de Eventos e Técnico de Electrotecnia na Gala final dos Ídolos da SIC

No passado domingo, dia 7 de Fevereiro, os alunos das turmas de Organização de Eventos e Técnico de Electrotecnia assistiram à Gala final do programa Ídolos da SIC. Esta oportunidade deveu-se ao convite do músico de jazz Laurent Filipe, membro do júri do concurso.
Estas são algumas das opiniões dos que lá estiveram:

14th February- St Valentine’s Day

No dia 12 de Fevereiro, comemorou-se mais um Saint Valentine's Day. Os alunos do 2º ciclo, no âmbito das actividades da disciplina de Inglês e com a colaboração da professora de Educação Musical, Ana Coelho, deslocaram-se ao Lar da 3ª idade de Constância, onde ofereceram flores com dedicatória alusiva à época e cantaram a canção "Love me do" dos Beatles.