Início Notícias 2009 - 2010 - 3º Período
Em Constância ... Pais e Filhos são chamados a Ler

No passado dia 23 de Abril, Dia Mundial do Livro realizou-se em Constância o 1º Concurso Concelhio de Leitura destinado a todos os alunos do 1º ciclo ao ensino secundário.

Este Concurso teve uma grande adesão por parte dos alunos e encarregados de educação, tendo sido da responsabilidade da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Constância, em parceria com a Biblioteca Municipal de Constância.

Após as várias fases de escola esta finalíssima foi integrada num espectáculo cultural onde o livro foi REI.

Comemoração do Centenário da República I

No âmbito da Comemoração do Centenário da República, realizou-se na BE Carlos Cécio uma palestra subordinada ao tema.

Dinamizada pelo Dr. Matias Coelho, assessor cultural da CMC e direccionada para os docentes do concelho, esta contou com a presença de cerca de 15 professores que, muito atentos e interessados, puderam "beber" as palavras sábias do palestrante.

Através de um diálogo simples, claro e muito objectivo, todos pudemos relembrar/aprender as causas da queda da monarquia, os valores da República - ainda hoje tão desejados e não atingidos - e as grandes dificuldades da 1ª República.

Decoração da Praça Alexandre Herculano Constância

Todos os anos o Agrupamento de Escolas de Constância é responsável pela decoração da Praça Alexandre Herculano, para as festas do Concelho - Festa de Nª Srª da Boa Viagem.

Este ano, associando-se às comemorações do centenário da República, o tema escolhido foi "Comemoração do Centenário da República". Neste âmbito, foram realizadas algumas tarefas:

Exposição “Figuras relevantes da República”

Estes quadros decoraram a Praça Alexandre Herculano, aquando das Festas do Concelho, mas irão integrar uma exposição (em Outubro de 2010). Estará disponível a quem no-la solicitar e teremos muito gosto que possa ser apreciada em vários pontos do país.

Comemoração do Centenário da República II

Dando continuidade ao ciclo de palestras promovido pela BE e pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas, no dia 10 de Maio, a BECC recebeu o Dr. Martinho Gaspar que veio falar com os alunos EFA.

Assim, perante uma plateia atenta e interessada, o Dr. Martinho levou-a numa viagem no tempo, recuando até aos finais da monarquia e terminando no final da 1ª República. Tendo como base caricaturas da época que retratavam os diferentes aspectos, a viagem foi emocionante, participada, divertida e enriquecedora.

Palestra sobre os Médicos do Mundo

No passado dia 19 de Maio pelas 21h realizou-se na Biblioteca da nossa escola uma palestra subordinada ao tema Organizações Não Governamentais.

Esta palestra teve lugar no seguimento de um trabalho proposto aos alunos do curso EFA, os quais desenvolveram pesquisas sobre várias organizações nacionais e estrangeiras a fim de certificarem mais um DR. (Domínio de Referência).

No final do tempo proposto para a concretização do trabalho as formadoras  Maria José Serra e Ana Bela Moreira convidaram três personalidades activas da Organização Médicos do Mundo para nos explicarem em que consistem os projectos que desenvolvem no dia-a-dia. Infelizmente só  puderam vir dois.

Foi uma palestra elucidativa para todos os alunos e no final foram colocadas algumas questões nomeadamente a forma como nos podemos tornar voluntários desta Organização.

Foi uma noite animada e que nos deixou a todos mais esclarecidos do que é ser voluntário dos Médicos do Mundo e do muito que ainda há para fazer pelo nosso país e pelo mundo.

A formanda Teresa Santos Curso EFA - Turma D

Pág. 1 de 2