XV Promonas Camonianas

Foi com satisfação que, nos passados dias 10, 11 e 12 de Junho, acompanhei a realização de mais umas Pomonas Camonianas...

O programa era rico em actividades, das quais destacamos, este ano, a participação deliciosa dos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo.

O interesse e empenho da generalidade dos alunos na concretização desta actividade, aliado ao seu entusiasmo foram notórios e contribuíram, certamente, para que tivessem adquirido e/ou consolidado conhecimentos relativos a Camões e à época camoniana e para que desenvolvessem competências essenciais ao seu crescimento enquanto cidadãos conscientes do seu passado e da sua identidade. Com efeito, as Pomonas Camonianas, iniciativa conjunta levada a cabo pelo Agrupamento e pela Câmara Municipal, visam contribuir para a materialização de um ensino e de uma aprendizagem que propiciem o reconhecimento da pluralidade cultural e das tradições existentes. Reconhecimento este essencial para o assegurar do respeito, da tolerância e da solidariedade, necessários às sociedades que se pretendem lugares de liberdade, de democracia e de justiça.

Ao terem oportunidade de contactar e fazer (re)viver uma tradição que lhes diz respeito - a presença do príncipe dos poetas em Constância - todos os que assistiram e participaram nesta edição do mercado quinhentista tiveram oportunidade de actualizar a sua memória colectiva e, por essa via, puderam ver reforçada a sua identidade enquanto membros pertencentes a um grupo. É, aliás, a capacidade de gerir a sua integração e a integração dos que acolhe (alunos, professores, funcionários, pais) na comunidade envolvente que torna o nosso agrupamento, no âmbito de um contrato institucional alargado, mais habilitado para assumir uma das responsabilidades pedagógicas que é inalienável da Escola: sensibilizar e formar para a cidadania. É que a educação para a cidadania não passa apenas pelo ensino e pela aprendizagem de conteúdos programáticos e de metodologias de operacionalização desses mesmos conteúdos - dimensões fundamentais da habilitação e da capacitação para a vida -, em contextos formais. Passa também pelo desenvolvimento de competências sintonizadas com os valores de comunhão e de envolvimento, isto é, com a assunção do princípio de pertença reconhecida a um colectivo e as Pomonas Camonianas,  a par de outras actividades que são promovidas no Agrupamento, conseguem fazer com que isto aconteça e se torne uma realidade.  São, pois, um bom exemplo do que se realiza no contexto da nossa organização: o indício de que o futuro não está definitivamente penhorado e que ainda existe. Por fazer. Por todos nós. Cidadãos de hoje, a reviver Camões e a sua época.