Início Notícias 2010 - 2011 - 1º Período A República chegou a Contância
A República chegou a Contância
Versão para impressão PDF

Ainda no âmbito das Comemorações do Centenário da República, o Dep. de Ciências Sociais e Humanas, em parceria com a CMC, quiseram relembrar a "chegada" da República a Constância.

O desafio foi lançado ao Clube de Teatro e ao prof. Paulo Moura. Em conjunto decidiu-se o que fazer. Os textos foram escritos pelas professoras Ana Paula Tracana e Mª José Serra.

 

A Banda Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro também foi "convocada" para este encontro e ocupou-se do apoio musical. Foi delicioso ouvir tocar o Hino da Carta que, segundo o maestro José Miguel "Ninguém toca este Hino!", mas foi tocado para todos nós, e muito bem. Agradecemos imenso o trabalho que a Banda teve para encontrar a partitura e ensaiá-la, só para aquele dia! Bem hajam.

 

E no dia 5/10/10, na Praça Alexandre Herculano, contou-se e fez-se história. Cerca de 25 alunos da Escola Básica e Secundária Luís de Camões, contaram às pessoas presentes o porquê do 5 de Outubro de 1910.

 

E foi tocada "A Portuguesa", acompanhada de centenas de papelinhos verdes e vermelhos, as cores da República.

Os objectivos propostos foram plenamente atingidos, com entusiasmo por parte de todos e até o actual Presidente da Câmara assumiu o papel do Presidente da Câmara de 1910. A assistência aplaudiu e gostou.

Nós também.


 
e-twinning
giae2

giae1